25 de agosto de 2010

Liberdade e Destino

Leio e releio o belo texto de Manuel de Castro ‘Aprender a pensar’. Há um verso do T.S Eliot, do Four Quartets, que diz “In my beginning is my end”. Esse pensamento me convive há alguns anos já. Gosto dos textos que me encaminham a novas experiências. Lendo o ‘Aprender a pensar’ percebo que ele só pode ser compreendido enquanto experiência, não como um exercício do raciocinar, como Manuel mesmo diz. É a apreensão que se dá pelo corpo, uma maneira sentimental, amorosa com a vida, para, com as questões. Esse pensamento de Eliot reúne a criança que fui a sonhar eu mulher e a mulher que sou enquanto sonho de quando criança. Nesse entremeio, nesse dialogar incessante, percebo que venho desde a infância tecendo, conversando, distendendo os mesmos temas. Ainda sou aquela... transformada pelo tempo.

Experienciando essa universidade de tecnologia me percebo no limiar entre um mundo que me exige a técnica e o meu ser que clama seguir com esse longo diálogo. “Carece ter coragem!”. Ouço a voz de Diadorim no meu ouvido. Como é difícil nos despir das instituições para nos lançarmos... dar o salto mortale! Raspar a tinta com que nos pintaram os sentidos, como diz Pessoa. Aprender a pensar talvez seja decidir pelo salto... ter Coragem!... Deixar o barco nos levar nesse grande rio da vida... deixar-se... talvez ai esteja a liberdade... e o destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário